quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Mapa mental - Conceitos de diplomática e tipologia documental

Estamos chegando ao final de mais um ciclo..

Aprendemos bastante coisa nesses últimos meses e para não deixarmos isso tudo embaralhado, que tal um mapa mental??




De acordo com Cunha e Cavalcanti (2008), mapa mental é "um diagrama utilizado na gestão de informações administrativas, compreensão e solução de problemas, memorização, aprendizado, criação de documentos e outras aplicações relacionadas com a gestão do conhecimento".

Na última aula nos foi proposto desenvolver um mapa mental com 25 conceitos pré-determinados em sala, partindo-se do maior para o menor (do geral para o específico). Assim, delimitamos os termos para relacionar os conceitos de maneira fácil e compreensível.

Antes de mais nada, para analisarmos um documento, é necessário que este documento exista. Para tanto, precisamos de um "Emissor". A partir daí podemos fazer uma análise diplomática do documento, que envolve todos os demais termos.

Considerando as ideias de Belloto (2002):

A Tipologia Documental é a ampliação da Diplomática em direção à gênese documental, perseguindo a contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora. Assim, o objeto da Diplomática é a configuração interna do documento, o estudo jurídico de suas partes e dos seus caracteres para atingir sua autenticidade, enquanto o objeto da Tipologia, além disso, é estudá-lo enquanto componente de conjuntos orgânicos, isto é, como integrante da mesma série documental, advinda da junção de documentos correspondentes à mesma atividade. 

Assim, entendemos que a tipologia engloba a diplomática e a partir desta última temos os conceitos conseguintes.






REFERÊNCIAS

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. 451 p.


BELLOTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial do Estado, 2002. Disponível em: < http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf8.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2014  

Nenhum comentário:

Postar um comentário