sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Você sabia que dominar conceitos de Arquivologia é essencial para concursos?

Foi-se o tempo em que o arquivista era aquele profissional mergulhado em documentos empoeirados. Quem acha que essa profissão está em via de desaparecimento, engana-se. Ela passou por reformulações, com o advento das novas tecnologias, e está superatualizada. Não é atoa que a Arquivologia está presente até no tão sonhado concurso público. Ao falarmos na essencialidade da dominação de conceitos arquivísticos voltado para concursos, falamos na necessidade da interdisciplinaridade. Não basta mais sermos detentores de uma área do saber, é necessário ir mais além. É justamento com base nessa interdisciplinaridade que podemos perceber o tanto que dominar conceitos arquivísticos é essencial para realizar uma prova de concurso. A maioria dos concursos, principalmente, de cargos de áreas administrativas, coloca como matéria de estudo, ou seja, objeto de avaliação, alguns conceitos arquivísticos. Temos como alguns conceitos arquivísticos que são cobrados em concursos: documento, arquivo e gestão de documentos.

Documento: é a unidade constituída pela informação e respectivo suporte.

Arquivo: são conjuntos organizados de documentos, produzidos ou recebidos e preservados por instituições públicas ou privadas, ou mesmo pessoas físicas, na constância e em decorrência de seus negócios, de suas atividades especificas e no cumprimento de seus objetivos, qualquer que seja a informação.

Gestão de documentos: é uma operação arquivística, o processo de reduzir seletivamente a proporções manipuláveis a massa de documentos, que é característica da civilização moderna, de forma a conservar permanentemente os que têm valor cultural futuro, sem menosprezar a integridade de substantiva da massa documental para efeitos de pesquisa.


Referências:

http://concursos.acasadoconcurseiro.com.br/wp-content/uploads/2011/05/APOSTILA_ANA_PAULA_ARQUIVOLOGIA_MPU.pdf

http://pt.slideshare.net/pedroapeixoto/2-conceito-de-arquivo-e-de-documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário